sexta-feira, 15 de junho de 2018

9º Festival Encontros – Sons, Cores, Saberes e Sabores



9º Festival Encontros – Sons, Cores, Saberes e Sabores

Documentário a 29 de junho, 21h00, Escola Conde Ferreira

No âmbito do 9º Festival Encontros – Sons, Cores, Saberes e Sabores, que se realiza nos dias 6 e 7 de julho, junto ao Forum Barreiro, a Escola Conde Ferreira recebe, no dia 29 de junho, pelas 21h00, o documentário Matangi/Maya/M.I.A.”, de Steve Loveridge (2018), em parceria com o Cineclube do Barreiro. Em breve, será divulgada a programação completa do Festival Encontros.

Matangi/Maya/M.I.A. de Steve Loveridge (2018)
Documentário | Reino Unido, E.U.A., Sri Lanka

Sinopse:
“Maya, mais conhecida por M.I.A. no mundo da música, é filha do fundador do movimento de independência Tamil no Sri Lanka, os "Tamil Tigers". Durante a guerra civil, Maya, junto com a mãe e os seus irmãos, refugiou-se em Londres aos nove anos, num bairro que acolheu uma comunidade de imigrantes africanos e sul asiáticos, que a expôs à diversidade de culturas e estilos musicais. Mais tarde, voltou ao Sri Lanka. O contacto com o regime militar do país moldou as suas atitudes artísticas e políticas. É um filme que coleciona imagens de arquivo muito pessoais, em grande parte filmados pela própria Maya, que são um testemunho pessoal sobre o seu percurso e o contacto com as suas origens, no Sri Lanka. Uma longa jornada que reflete sobre imigração, integração, exposição cultural, artes e direitos humanos, mas também sobre as dificuldades da sua missão enquanto artista e ativista”.

Idioma: Inglês, Tamil
Legendas: Português
Duração: 97 minutos

Prémios:
- Prémio Especial do Júri na secção World Cinema - Documentary (Sundance Film Festival, 2018)
- Prémio do Júri IndieMusic Schweppes (IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, 2018)

Seleção em Festivais:
- Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale);
- Festival Internacional de Documentários de Copenhaga (CPH:DOX);
- Festival Internacional de Cinema de Seattle.

Entrada Livre

Recorde-se que, durante o mês de junho e no início de julho, ainda antes do Festival, decorrem o Ciclo de Conversas & Gastronomia do Mundo e a Residência Artística, na Escola Conde Ferreira.

Residência Artística | Nice Groove Batucada Lusófona | Workshops e espetáculo de abertura
4, 5, 6 de julho | 18h30 às 21h00 | Escola Conde Ferreira
6 de julho | 22h00 | Palcos Encontros | Rua Stara Zagora 
Propomos uma viagem pelos ritmos da Lusofonia embarcando numa bateria de Samba. Com esses instrumentos e através dos nossos ritmos, danças e canções visitamos a Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Brasil e Portugal.
No fundo, visitamos a Área Metropolitana da Grande Lisboa que nos viu crescer e na qual o Barreiro é um belo exemplo dessa enorme mistura de culturas. Consoante a interação com os participantes, podemos construir 1, 2, 3, ou mais ritmos, com princípio, meio e fim, e com dança e canção com eles associadas.
Depois, durante a nossa atuação na noite de sexta feira, tudo pode acontecer... até quem nunca tocou um instrumento pode sentir que a batucada é mesmo música inclusiva. Viva a batucada que mistura!”
Máximo de participantes: 23 (com ou sem experiência musical)
Workshops com instrumentos incluídos
Formador: Filipe Neves
Monitores Nice Groove Batucada: 4
Duração: 2,5 horas
Participação gratuita mediante inscrição para encontrosfestival@gmail.com
Mais informações sobre o grupo em https://nicegroovebatucadalusofona.wordpress.com/.

Ciclos de Conversas e Gastronomia do Mundo
Estão a decorrer, também, os Ciclos de Conversas e Gastronomia do Mundo nos próximos dias 10, 17 e 24 de junho, dedicados aos países da Guiné, Quénia e Síria, na Escola Conde Ferreira. Para participar basta inscrever-se através do mail: encontrosfestival@gmail.com. Feita a reserva receberá um mail com o nº de transferência bancária para efetuar pagamento de 12,00€ (valor que procura apoiar as instituições envolvidas, nomeadamente na aquisição dos condimentos para a confeção das refeições).




CMB 2018-06-08

Sem comentários:

Enviar um comentário