sexta-feira, 15 de junho de 2018

UHF - Assalto ao Kremlin 2018


Vamos no “Assalto ao Kremlin”
Foi um desafio, e eu não resisto a um bom desafio, quando algo maior está em aberto, aqui diríamos – e bem – em jogo. O Rui Pêgo, director de programação rádio da RTP, ligou-me com uma proposta: musicar um poema que o João Gobern Sotto-Mayor iria escrever.

Não se resiste, repito, à coligação de três velhos amigos que a música me ofereceu há 40 anos. E não se recusa apoiar esta onda emocional que se ergue quando a selecção nos representa. Porque, como disse o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, quando a selecção o visitou antes da partida, com eles segue um dos símbolos da nação. Há momentos de exaltação, não momentos de crispação, que disso a vulgaridade nos farta, falo dos momentos de exaltação pura como o sorriso de um menino que vê a bola anichar-se nas redes de uma baliza.

Vamos competir e vamo-nos divertir – a final é um dos objectivos; este ou outro fazem parte do caminho.


A operação da Antena 1 na Rússia 2018 chama-se “Assalto ao Kremlin”; o João sacou o título para a nossa/vossa canção. 

Eu escrevi a música – a cantar para um iPhone nas ruas 

António Manuel Ribeiro de Paris; recebi o poema na véspera da minha partida para a Sorbonne –, reuni os UHF, juntei as vozes do Miguel Ângelo e do Tim (ambos com agendas apertadas), gravámos de noite (porque o estúdio estava muito ocupado de dia) e o resultado está aí: a parceria improvável, João Gobern/AMR assina esta bela canção que é um hino. Seguimos para o Kremlin, e como arma levamos uma melodia – Moscovo é nossa. 

Porque: “Vamos à terra dos czares/De Lenin e Putin/Portugal não quer azares/Só Ronaldo a gritar siiiimm!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário