quarta-feira, 18 de julho de 2018

RAZÃO E SENTIMENTOS NA MÚSICA RENASCENTISTA EM DOIS CONCERTOS NO PALÁCIO DE SINTRA



RAZÃO E SENTIMENTOS NA MÚSICA RENASCENTISTA EM DOIS CONCERTOS NO PALÁCIO DE SINTRA

Nos dias 20 e 21 de julho, o ensemble vocal italiano Odhecaton presta tributo à mais brilhante “escola” de composição do Renascimento: a franco-flamenga. Os dois programas que prepararam para os seus concertos no Palácio de Sintra ilustram o modo como esses compositores usaram as facetas racional e emocional da música para um mesmo fim: a beleza e fruição estéticas. 


O ciclo “Reencontros”, ao longo do mês de julho no Palácio de Sintra, prossegue nos dias 20 e 21 de julho com dois concertos do prestigiado ensemble vocal Odhecaton, que celebra este ano duas décadas de existência. Os dois programas que são diametralmente diferentes, mas unidos pela origem geográfica dos compositores abordados, todos eles representantes da chamada ‘escola franco-flamenga’ de composição renascentista, que dominou a música europeia no século XV e maior parte do XVI. 

No dia 20 de julho, às 21h30, o concerto “‘Flos Florum’ – Simbologia do número e devoção Mariana na polifonia franco-flamenga” é dedicado ao lado aritmético e geométrico da Música, numa tradição que, vinda da Grécia antiga, foi estabelecida desde o século VI com a inclusão da Música no ‘Quadrivium’ das artes liberais (as disciplinas científicas). O repertório escolhido percorre um século de história, tendo como fio condutor a devoção a Nossa Senhora.

No sábado, 21 de julho, pelas 21h30, o segundo programa dos Odhecaton homenageia Orlando di Lasso, um dos maiores compositores do século XVI. Sob o título “Os Humores de Orlando di Lasso”, aborda sobretudo a vertente profana da sua produção polifónica, tendo por base os ‘humores’ (ou estados de espírito) contrastantes, do lamentoso e melancólico ao alegre e burlesco; mas sem esquecer a componente sacra, na qual a celebração da fé vai de par com a pura beleza sonora.

Os Odhecaton, ensemble vocal masculino fundado em Itália, em 1998, por Paolo da Col, já foi galardoado com alguns dos mais prestigiados prémios mundiais na sua área. 

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Divino Sospiro - Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” dá continuidade à 4.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina, em outubro e novembro, com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.


Informações úteis:
Preço de bilhete por concerto: 10€
Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares

Sem comentários:

Enviar um comentário