quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

(PEDIRAM-ME) UMA CANÇÃO - CARLÃO


(PEDIRAM-ME) UMA CANÇÃO Pediram-me uma canção sobre discriminação Étnica, mas a ética... toldou-me a razão Eu explico-te a razão A tarefa era simples – ou pelo menos assim o parecia Só tinha que escrever 3 canções sobre assuntos do dia a dia Racismo, discriminação étnica e racial É claro que me lembrei logo do meu próprio historial Desde sempre que eu me senti uma contradição Preto russo era a alcunha usada antes de ser Carlão Muito claro para preto com feições que não são de branco, não jogava bem à bola - nem saía do banco Fitado com estranheza para onde quer que olhasse Carapinha loira não era algo que se visse ou usasse Sentia que não pertencia a lado nenhum E eu não queria ser diferente só queria ser mais um O tempo passou e até foi gentil para mim Maria Da Luz, olha só para o teu benjamim: Resolvido consigo próprio e livre de preconceito Se me disserem que discrimino é óbvio que o rejeito (Mas) pensei em ciganos e só lhes encontrei defeito A primeira reacção foi ignorar e seguir a direito Será possível ser capaz de uma tal conduta? Sempre recusei a ignorância, toda a vida lhe dei luta... Pediram-me uma canção sobre discriminação Étnica, mas a ética... toldou-me a razão Eu explico-te a razão Se pensar bem, não há justificação para aquilo que sinto Nem tenho um conhecimento profundo da etnia - é mais instinto: Instinto de sobrevivência muito básico e animal Medo daquilo que não se conhece ou compreende, é natural Se é verdade que têm tradições com as quais eu não alinho O mesmo se aplica a tanta gente que encontro no meu caminho Provavelmente há uma série de opiniões imparciais que se tornaram verdades da história ausente dos manuais Séculos de minoria dão-te pouco voto na matéria A tua voz não conta para nada, é inaudível, etérea Disso não faltam exemplos, no Japão ou na Libéria uma mulher independente é vista como uma galdéria O primeiro passo para a resolução de um problema é admitir que o temos, então começo com este poema Confronto-me a mim próprio, à minha desconfiança, a ver se para a próxima coloco tudo na balança Uma coisa é certa, vale sempre a pena questionarmo-nos Talvez um pouco mais que isso, desafiarmo-nos Só assim poderemos evoluir enquanto humanos Livres e iguais, todos juntos, todos manos Pediram-me uma canção sobre discriminação Étnica, mas a ética... toldou-me a razão Eu explico-te a razão

Música criada no âmbito do projecto "Livres e Iguais" - https://www.facebook.com/livreseiguais

Título - “(PEDIRAM-ME) UMA CANÇÃO” Letra - Carlos “Pac” Nobre Música - Pedro Maurício

Sem comentários:

Enviar um comentário